Calafat vive um fim-de-semana intenso de puro Rallycross

Gorka Eizmendi repete vitória no Super RX

Marco Matador conquista primeira vitória no CrossCar RX

Abel González entra e continua no Júnior RX

A paixão e o espectáculo do Rallycross ganharam um novo aspecto no espectacular Circuito Calafat. Junto à costa do Mediterrâneo e embalado pelas ondas do mar, o Campeonato Espanhol de Loterías Rallycross viveu uma intensa terceira prova da temporada em que Gorka Eizmendi no Super RX, Marco Matador no CrossCar RX e Abel González no Júnior RX escreveram o seu nome em letras douradas como vencedores do 4º CERX Rallycross de Calafat.

Com as nuvens prevendo a tempestade que se aproxima, um sábado electrizante começou com treinos livres e qualificação num percurso totalmente diferente dos habituais, com a sua característica zona de terra compactada e o seu salto imponente. Tino Iglesias no Super RX, Diego Martínez no CrossCar RX e Abel González no Júnior RX fizeram os melhores tempos e, portanto, a Pole Position.

O Q1 revelou a verdade, com González vencendo o Júnior RX. O cantábrico não cedeu no Q2 e conquistou nova vitória que completou na manhã de domingo com mais um passo na primeira posição sob a bandeira quadriculada no Q3. Nada nem ninguém conseguiu igualar o seu ritmo, apesar do grande esforço de Óscar Fuertes, Jon Bikendi, Tomas Pregliasco e do estreante Iria Iglesias. Finalmente, Abel González conquistou a vitória na Final do 4º CERX Rallycross de Calafat, à frente de Fuertes e Bikendi numa corrida competitiva.

No CrossCar RX, Marco Matador impôs seu reinado desde o início, vencendo tanto o Q1 quanto o Q2 e triunfando novamente no Q3. Diego Martínez tentou evitá-lo, mas vários problemas mecânicos o impediram de lutar na segunda e terceira corridas. Por fim, a batalha decisiva foi resolvida entre os dois numa Final complexa que foi interrompida pelo acidente de Daniel Gabari, que obrigou ao sorteio da Bandeira Vermelha. A corrida teve que ser realizada novamente e isso deu origem a um novo episódio de luta entre Matador e Martínez que foi resolvido a favor do cantábrico, conquistando a vitória do 4º CERX Rallycross de Calafat no CrossCar RX, com o madrilenho em segundo lugar e Yésica Lorenzo alcançando uma fantástica terceira posição.

A enorme igualdade que permeia todas as categorias das Loterías CERX teve seu maior expoente no competitivo Super RX. Jonatan Ruíz, Gorka Eizmendi e Tino Iglesias levaram as vitórias em jogo no Q1, enquanto no Q2 foram Sergio Bello, Carlos Fernández e a estreante Nuria Pons que conseguiram cruzar a linha de chegada em primeiro. As cartas foram embaralhadas no domingo e os combates corpo a corpo voltaram a ganhar destaque, com Alba Sánchez, Tino Iglesias e Gorka Eizmendi a ocuparem o primeiro lugar.

As Semifinais foram um novo capítulo de luta até o limite e de dar tudo por tudo. Eizmendi conseguiu vencer uma semifinal A acirrada, na qual Roberto Méndez fez uma falsa largada. O basco chegou à final junto com Carlos Fernández e Iban Altuna. Na Semifinal B, Sergio Bello assumiu a liderança, vencendo seus rivais e conquistando a posição no grid da Final ao lado de Tino Iglesias e Jonatan Ruíz.

Na Final, Sergio Bello e Gorka Eizmendi protagonizaram uma grande luta pela vitória que se vislumbrou com a passagem de Joker Lap como protagonista. Eizmendi avançou a entrada, sendo respondido por Bello na volta seguinte. Porém, o basco conseguiu passar na frente do galego e conquistou a vitória em Calafat, com Bello na segunda colocação. Carlos Fernández tornou-se forte e demonstrou mais uma vez o seu grande ritmo e consistência com um novo pódio no terceiro lugar. Iban Altuna, Tino Iglesias e Jonatan Ruíz completaram a classificação.

Com estes resultados, completou-se um grande fim-de-semana de espectáculo automobilístico e competição de alto nível no sempre pitoresco Circuito Calafat, local onde o livro de história do Campeonato Espanhol de Loterias de Rallycross começou a ser escrito há dois anos. O 4º CERX Rallycross de Calafat já faz parte dessa história, que continuará, após as férias de verão, num novo cenário, o Circuito La Dehesa em Alcolea del Pinar.

Calafat, 2 de Junho de 2024

Copyright © Apilotos. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por Webnode Cookies
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora